As partes ocultas na construção de uma casa espiritual

1 Pedro 2.4-9 “Chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.”

 

Ao observarmos a construção de uma casa percebemos que várias etapas são necessárias até que se possa morar confortavelmente nessa casa.

A qualidade da construção está associada aos materiais utilizados, a forma correta de aplicação e o material adequado para a finalidade desejada.

Muitos desses materiais são visíveis na casa, como portas, telhado, gradis, alvenaria, dentre outros. Entretanto quando observamos as instalações elétricas, hidrosanitárias, telefonia e outras, percebemos que apenas podemos ver as partes que estão a mostra nas paredes, tais como tomadas, torneiras, vasos sanitários, pias, lavatórios, etc.

Para que todos os pertences sanitários, tomadas e instalações funcionem com perfeição é necessário que antes do acabamento, das cerâmicas, da pintura, dos azulejos, sejam instaladas as tubulações e fiação que farão a condução da água, da eletricidade, da linha telefônica, da conexão de internet, etc.

O bom funcionamento das tomadas e demais conjuntos que ficam aparentes, dependem de uma instalação anteriormente executada com perfeição, de forma que no futuro não venha a ser destruído todo o trabalho de acabamento, como pintura por exemplo.

Assim, as partes que ficam ocultas numa casa são importantes para o funcionamento da casa. As partes que ficam aparentes, por mais belas que sejam, por mais caras que possam ser ou mais organizadas possíveis, não terão um bom funcionamento se as tubulações e fiação que estão embutidas nas paredes, no teto, nos forros, no chão, não forem de boa qualidade e instaladas com perfeição.

Do mesmo modo, quando falamos de nossa casa espiritual, poderemos fazer um paralelo com a nossa casa material.

Pode acontecer de ficarmos preocupados com a aparência “externa” de nossa casa espiritual, de como as pessoas nos vêem na igreja, de como somos mostrados ou apresentados para a nossa comunidade religiosa, porém não devemos nos esquecer de mantermos o “bom funcionamento” das instalações ocultas de nossa casa espiritual, ou seja, mantermos nossa comunhão pessoal com Deus de forma adequada, como o próprio Deus nos ensina na Sua Palavra.

O nosso corpo é a morada de Deus. As Escrituras afirmam as palavras de Jesus em João 14.23: “…Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.”

E ainda o Apóstolo Paulo afirma em Efésios 2.22: “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” 

O sentido de casa espiritual na Bíblia assume dois conceitos.

No Antigo Testamento o termo está associado a um lugar físico, o santuário de Deus no meio de Israel. Durante séculos o santuário esteve em tendas, desde Moisés, até que Davi preparou todo o material necessário, toneladas de ouro, prata e bronze, fez os desenhos, as plantas e todo o planejamento da obra que seria a construção de uma Casa para Deus, algo sólido que refletisse a grandeza e a obra do Deus Todo Poderoso, conforme o próprio Deus o inspirara.

A construção teve forma por intermédio de Salomão, filho de Davi, herdeiro do trono escolhido por Deus como novo rei de Israel.

Salomão ordenou que as pedras fossem cortadas fora da cidade e trazidas sob medida para Jerusalém, de tal forma não se ouviram barulho de martelo, machado, nem instrumento algum de ferro (1 Rs 6.7).

As pedras eram encaixadas uma a uma e depois rebocadas com prata, revestidas de madeira de cedro e esculpidas com desenhos de flores e frutos e recobertas de ouro. Ao final da construção, no santuário, pedra nenhuma se via, apenas o ouro puro reluzia nas paredes revestidas (1 Cr 29.4; 1 Rs 6.18-22).

Embora houvessem o ouro e a prata, por trás deles estava uma excelente construção bem planejada. Não adiantava haver tanta riqueza exposta no templo se o suporte, a base, a sustentação não fossem bem feitas.

Do mesmo modo que no templo de Salomão, a nossa casa espiritual deve possuir uma excelente estruturação, as partes ocultas de nossa casa deve ser executada com materiais de primeiríssima qualidade. Através da oração, do jejum, da adoração, do serviço, da caridade, do amor, da verdade, da paciência, da demonstração dos Frutos do Espírito!

O Novo Testamente vem diferenciar e ampliar o conceito que na verdade já era subentendido no AT. O nosso corpo, como casa espiritual.

Casa Espiritual  – 1 Pedro 2.4-9

4 e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 8 e Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Eu sou uma construção de Deus

Deus Pai, foi quem fez o projeto, o planejamento da Casa Espiritual

Isaías 40:12-15

12 Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com pesos e os outeiros em balanças, 13 Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse entendimento, e quem lhe mostrou a vereda do juízo? Quem lhe ensinou conhecimento, e lhe mostrou o caminho de entendimento?  15 Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima.

Somos Casas Espirituais e em nossa casa espiritual, não poderá haver partes ocultas que prejudiquem as demais partes, não poderá haver partes ocultas defeituosas. As partes defeituosas deverão ser consertadas, retiradas, ajustadas, para que não venha a danificar toda a casa!

Não poderá haver mentira, intriga, falsidades, enganações…

Nosso corpo, a morada de Deus, a casa de Deus, tem que ser uma edificação construída no alicerce que é Cristo Jesus a Rocha Eterna, a rocha que não possui fissuras, que não possui falhas, que não trinca, que não quebra, que não é abalada.

Quando a minha casa espiritual, quando a sua casa espiritual é planejada, edificada, e construída na Rocha (Jesus Cristo) não seremos confundidos. Seremos uma casa perfeita, uma moradia confortável, pois Deus habita em nós como casas espirituais, templo de Deus, conforme temos nas Escrituras:

“Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6.19-20

—>>> Eu fui COMPRADO por bom preço

—>>> Eu PRECISO agradar a Deus com minha casa espiritual

—>>> Eu QUERO agradar a Deus com minha casa espiritual

  

Deus Filho = Alicerce = foi escolhido como terreno, lugar para realizar o projeto

MATEUS [7] – 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

  

A manutenção da casa

A casa física, com estrutura, instalações elétricas, hidráulicas, pintura, etc, necessita de manutenção constante: troca de lâmpadas, renovação da pintura, desentupimento das tubulações. Muitos reparos são necessários em uma casa.

Em nossa casa espiritual também precisamos de reparos, de manutenção, de ajustar as partes que muitas vezes são desgastadas com o tempo.

A pureza espiritual deve ser sempre renovada, a constância em observar a Palavra de Deus, a diligência, andar de forma correta, honestamente, orar sem cessar, ler a Bíblia, fazer a vontade de Deus revelada nas Escrituras

O Apósto Paulo nos adverte: (Efésios 5.15-17)

 “Portanto, vede diligentemente (PRUDENTEMENTE!) como andais, não como néscios (INSENSATOS), mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”

  • O que preciso CONSERTAR em minha casa espiritual?
  • O que preciso RETIRAR de minha casa espiritual?
  • Que PARTES OCULTAS em minha casa espiritual precisam ser ajustas?
  • Que PARTES OCULTAS em minha casa espiritual precisam ser arrancadas fora?
  • Por que ADIAR a manutenção de minha casa espiritual?

 A casa de Deus é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade (1 Timóteo 3.15)

Para reflexão:

1 Timóteo 5.8

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”

About these ads

8 Comentários

Arquivado em Uncategorized

8 Respostas para “As partes ocultas na construção de uma casa espiritual

  1. EmanueL Vieira

    Tuh se garante Rubãããão! õ/

  2. Ruth Malafaia Pereira

    Olá Rubinho,
    Parabéns pelo seu blog.
    Aeu texto sobre As partes ocultas na construção de uma casa espiritual ficou muito bom. Por falar em casa espiritual gostaria de saber se você tem algum texto ou estudo bíblico sobre finanças e a questão espiritual para um planejamento familiar?
    Caso tenha por favor envie para o meu e-mail.
    Desde já agadeço
    Ruth Malafaia

  3. Soraia

    Amigo, fiquei maravilhada com a profundidade e leveza com que vc abordou o tema do homem interior, das entranhas da nossa alma que fazem de nós seres tão complexos e ao mesmo tempo tão vulneráveis!
    Esse entendimento trazido por vc nesse estudo mata a charada de que é possivel sim ao homem uma vida plena, basta apenas a força de vontade de buscar a Deus sem reservas, sair do estado de letargia espiritual e seguir a cada dia procurando conhecer a vontade do Pai, joelho no chão amigo! (não é facil viu!!!!!)

    • Soraia,
      Tenho compreendido cada vez mais a importância de se viver uma vida integral, plena!
      Joelho no chão. Sim! não é fácil, sobretudo em nossa sociedade, onde cada vez mais se prega um “evangelho” de um céu aqui nara terra.
      Obrigado pelo comentário, continue acompanhando nosso blog e Ore por mim.

  4. Duard

    Mano!!!
    Eu quero reafirmar as minhas palavras sobre o teu chamado.
    Que palavra tremenda inteligente com embazamento “As partes ocultas na construção de uma casa espiritual” que Deus continue derramando a sua graça sobre tua vida.
    Te admiro muito já te falei.

  5. Estou muito feliz pela sua inspiraçao, minha oração e que Deus continue de abençoando na sua palavra
    Eu prometo receber todo tipo do seu apoio.
    faustinomania@gmail.com
    +2586692120
    +258840655814

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s